01/02/2011

02 de Fevereiro - Fique por dentro...

A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes teve início na Idade Média. Ao utilizar o Mar Mediterrâneo para chegar à Palestina, os cruzados invocavam a proteção de Maria, a Estrela do Mar. A tradição teria chegado ao Brasil já na época do Descobrimento, através dos navegadores portugueses e espanhóis. O culto à Nossa Senhora disseminou-se entre os nativos, originando o  surgimento de santuários nas regiões pesqueiras. Em Porto Alegre, a santa foi eleita padroeira da cidade. Desde 1871 é realizada no Lado Guaíba uma procissão fluvial em sua homenagem..

Neste dia há também a homenagem à Iemanjá, orixá das grandes águas, dos mares e oceanos. É a correspondente de Nossa Senhora dos Navegantes nas religiões afro-brasileiras. São feitas homenagens nas praias, com os devotos “lançando” ao mar pequenas embarcações com oferendas compostas de cocadas brancas, lírios, velas brancas, perfumes, espelhinhos, etc... Sua popularidade é imensa, sendo cultuada como a rainha do mar e também chamada de: Oguntê, Marabô, Kaiala e Sobá... Oloxum, Inaiê, Janaína, Iemanjá (já cantava Marisa Monte).
Os filhos de Iemanjá são doces, carinhosos, sentimentais e preocupados em ajudar os outros, apresentando uma certa tendência a consertar a vida de todos os que o cercam. 

Todos os anos meu marido e eu jogamos ao mar uma embarcação  com oferenda a IEMANJÁ...esse ano enfeitei o barquinho com FUXICOS. Vejam como ficou! Façam também, enfeitem com fuxicos nas cores azul e branco e recheiem a embarcação com oferendas a mãe das águas...

2 comentários:

Mimos da Carina on 01/02/2011, 14:47 disse...

Ficou uma graça adorei, não esqueceu de colocar um por mim né!!!

Janaína Mello on 01/02/2011, 19:06 disse...

Iemanjá = Janaína, minhas cores azul e branco, sou guiada por Iemanjá ela me protege! salve deusa das águas!

Postar um comentário

 

Fuxicos e Ideias Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez