Amigos, fiquei um tempinho ausente pois estava curtindo as férias, mas agora volteeiii!!!! (Risos)
Durante esse tempinho encontrei lindos artesanatos por onde andei e que nos maravilham e dão excelentes ideias ...vou postar alguns aqui com seus devidos créditos, é claro!!!
Vou iniciar pelo lindo trabalho da rendeira e artesã Marli que faz seus trabalhos na Fortaleza São José da Ponta Grossa. Esse forte fica na praia do Forte em Florianópolis...vale a pena conferir AS RENDAS DE BILRO e claro, a beleza, arte e história do local!!!
A renda de bilro foi, no século XIX, uma atividade feminina praticada no âmbito doméstico. Surgiu provavelmente do bordado, porém é diferente deste porque trabalha com pontos no ar, sem tecido. Tem significativa importância na economia doméstica e social da população catarinense já que “onde há redes há rendas”.
Segundo artigo de Doralécio Soares, publicado na revista da Comissão Catarinense do Folclore, em 1957, “as rendeiras da Ilha de Santa Catarina, na sua maioria, descendem de portugueses da Ilha dos Açores; tradicionalmente herdaram dos seus antepassados a arte de executar rendas que, ainda na época atual, transmitem às gerações que surgem”.
O material utilizado na confecção de rendas é composto de fios, bilros de madeira, almofada cilíndrica, alfinetes e cartões furados (piques) que, com movimentos rítmicos dos bilros, a rendeira tece a mais conhecida e criativa forma de artesanato catarinense: a renda de bilros. Também achei lindos trabalhos como caixinhas de fósforos decoradas com fuxico. E detalhe o verso da caixinha é com ímã, o que possibilita deixar a caixinha na porta da geladeira...
Neste mesmo quiosque de variedades, achei lindos e encantadores móbiles de baldinhos, marionetes e esculturas...vejam só!!!
1 comentários:
Oiiii! Aceitei seu convite e vim lhe fazer uma visitinha!! Amei todos os post, seus colares estão lindos e as fotos de Floripa maravilhosas!! Parabéns
bjs Tati
Postar um comentário